top of page

Passeio Temático à Quinta de Monserrate



“Monserrate Uma Mensagem da Natureza no Mont Salvat

Passeio Temático à Quinta de Monserrate:

Adiado para o mês de Setembro, em data a anunciar

Conduzido por Luís Resina e Miguel Campos Reis.

Após o Solstício de Verão e da passagem do signo Gémeos para o Caranguejo, Luís Resina e Miguel Campos Reis propõem uma tarde bem passada em comunhão plena com a Natureza na Quinta de Monserrate, em Sintra.

Local com várias passagens de diferentes nacionalidades ao longo dos tempos, desde poetas, músicos, aristocratas, enfermos e peregrinos, Monserrate é um local único com marcas de arquitectura vegetalista de vários pontos do globo terrestre. Uma efusão da Natureza na antiga “Quinta da Belavista”, onde a variedade de plantas e a água abundante fazem de Monserrate um dos jardins mais belos da velha Europa.

O PALÁCIO

Dando continuidade à estética da arquitectura Romântica que proliferou em Sintra no séc. XIX, o Palácio de Monserrate como o conhecemos hoje foi desenhado pelo arquitecto britânico James Knowles. A construção teve início em 1858 por ordem do seu proprietário Sir Francis Cook, mais tarde agraciado pelo rei D. Luís I como 1º Visconde de Monserrate.

Este edifício foi pensado enquanto residência de verão da família Cook e tem uma história de configuração original que assenta sobre as ruínas da mansão neogótica construída pelo comerciante inglês Gerard de Visme, presença anterior da Quinta.

No Palácio encontramos influências de diferentes partes do mundo, desde o gótico, o estilo hindu e até mourisco, assim como outros motivos exóticos e vegetalistas que fazem a ponte entre o exterior e interior do Palácio. Estes mesmos motivos transportam-nos para uma esfera do fantástico, que se aproxima do universo élfico descrito por J.R.R. Tolkien na trilogia de “O Senhor dos Anéis”.

A Quinta foi palco de visitas várias nos últimos 3 séculos, dos quais destacamos Gerard de Visme, Lord Byron e William Beckford. Este último edificou algumas obras importantes nos Jardins da de Monserrate, que fizeram com que se falasse da famosa Quinta de Beckford em vários círculos da aristocracia inglesa.

OS JARDINS

Reconhecidos internacionalmente como um dos Jardins mais bonitos e ecuménicos do Mundo devido à sumptuosidade de algumas espécies, o Parque de Monserrate apresenta uma extensa variedade de plantas oriundas de várias partes do globo. Prova disso, o Parque foi premiado com um European Garden Award na categoria de “Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico”.

Tem várias zonas arbóreas organizadas geograficamente, cascatas sonoras e um relvado de grande extensão em frente ao Palácio que nos convida ao descanso e contemplação da Natureza vibrante do local.

O PASSEIO TEMÁTICO

Neste local paradisíaco dedicado à Deusa iremos desbravar alguns dos arquétipos do feminino da Mãe-Terra, iniciando a visita aos Jardins através da passagem dos “Portões da Quimera”, descendo às cascatas, passando pela antiga Capela e os seus mistérios. Terminaremos a nossa actividade no simbolismo hindu, mourisco e vegetal presente no Palácio de Monserrate.

A nossa proposta é integrarmo-nos na flora vibrante da Quinta e explorarmos os “Olhares Profundos” do livro “A Profecia Celestina” de James Redfield, através de técnicas e meditações guiadas no seio da Natureza.

O paralelismo entre a Lenda de Monserrate e o Mont Salvat, enquanto contínua busca do mítico Castelo do Graal.

Este Passeio tem início às 15h14 na entrada dos Jardins de Monserrate, em Sintra, com paragem para meditação nalguns locais escolhidos para o efeito. Vamos ter pela frente uma actividade com cerca de 3h00 de caminhada pelo Parque de Monserrate, e posterior visita ao Palácio.

Entre estes 2 momentos, faremos um intervalo para lanche partilhado com os Participantes, ou então cada um será responsável pela sua alimentação durante o Percurso.

Neste total de 4 horas, convidamo-lo(a) a fazer um percurso planeado e contextualizado pela história antes e depois da edificação do Parque, mitologia e simbólica presente, no intuito de proporcionar a cada um, individualmente, uma tarde de convívio, salutar caminhada no Parque várias vezes premiado como um dos mais bonitos e fantásticos Jardins da Europa.

PARTICIPAÇÃO

As inscrições serão feitas por ordem de chegada até atingirmos o número limite de Participantes.

Pedidos de informação e de inscrição para o email ajornadadolouco@gmail.com

Até breve e que a Deusa vos inspire

Luís Resina e Miguel Campos Reis


Comentários


Secções
bottom of page