Solstício de Verão

Solstício do Sol a 0º de Caranguejo, início do verão no hemisfério norte e do inverno no hemisfério sul.

21 Junho 10h14 Lisboa

Fase da Lua – Quarto Minguante

Cruz Fixa – Ascendente Leão; MC em Touro

Dignidades essenciais: Saturno em Aquário, Marte em Carneiro, Vénus em Touro e Mercúrio em Gémeos.



Quarto minguante, corresponde à fase 10 que está em conjunção com Úrano em Touro – crise de valores sociais e coletivos, proposta – libertação e renovação dos valores materiais e existenciais, transposição das velhas economias para novos valores culturais e espirituais. O dinheiro como promotor de cultura e bem-estar preparando a transição para um sistema de trocas que dignifique o plano existencial, a natureza, os valores humanos e todos os seres vivos. O ponto médio entre o Sol e a Lua está também em conjunção com Úrano acentuando a tensão entre o passado e o novo, o que se quer preservar e o que precisa de irromper para colocar em marcha uma nova vida.

Sol em Câncer, Lua em Áries, Ascendente Leão

A dicotomia dos elementos fogo/água - criar e preservar, gerar novas formas de vida.

A produção individual e coletiva funda-se na criatividade na liberdade, numa escolha consciente e participativa (Sol regente do ascendente leão na casa 11 em semiquadratura com Úrano na casa 10). A lua em carneiro na casa 8 necessita de largar velhas formas de apego emocional e material para se aventurar em novos modelos de atuação e participação social com base em ideias progressistas inspiradoras e inovadoras. O sextil da Lua/Júpiter com Mercúrio na casa 10 trará oportunidades promissoras e partilhas de ideias, juntamente com o sextil de Neptuno a Vénus que demarca o desenvolvimento de um espírito de solidariedade aliado a um sentido estético.

Marte em Carneiro conjunto a Quíron continua a lançar os pontos da discórdia e da guerra enquanto não percebermos que as feridas dos outros também são as nossas, e que o caminho da separatividade é útil na fase do umbigo mas prejudicial quanto mais nos aproximamos do sentido universal. No mesmo sentido caminha a quadratura de Saturno aos Nós Lunares, enquanto não percebermos o que é essencial largar e transformar (cauda do dragão em escorpião) iremos perpetuar os velhos padrões de domínio e manipulação social, que agora se encontram numa fase de análise e reavaliação enquanto Saturno permanecer retrógrado em Aquário. A quadratura de Saturno ao Nó norte em Touro marca o esforço necessário para edificar uma sociedade mais justa do ponto de vista existencial, ecológico, em que os direitos individuais de sobrevivência sejam respeitados e edificados como património livre do ser humano, afim que lhe seja dado a oportunidade de ser um ser livre, criativo e participativo de livre vontade no seio da comunidade e da coletividade. A criação de novas estruturas sociais e a remodelação das antigas estarão mais em foco até à última quadratura de Saturno a Úrano que se estende até Novembro deste ano.

Plutão retrógrado em Capricórnio até Outubro também reforça a urgência das mudanças e restruturações internas nos organismos públicos e privados, assim como nos processos de transformação da psique coletiva e individual.


Relembrar apenas que segundo a tradição, é costume levantar-se um tema astral para cada fase crucial do movimento da Terra, ou seja, para cada solstício e equinócio erigimos um tema que é válido pelo menos durante um período de 3 meses.

Um bom Solstício de maturação e crescimento individual para todos nós já que o florescimento social e coletivo depende sempre da qualidade individual das sementes.


L Resina

21-6-22







Secções