Visita Guiada à Batalha e Alcobaça

Lendas da Batalha e Alcobaça Passeio Temático ao Campo da Batalha de Aljubarrota, Mosteiro de Santa Maria da Vitória e Mosteiro de Alcobaça Com Luís Resina e Miguel Reis


Domingo, 23 Outubro 2022 10h00 - Aljubarrota





O CONTEXTO Depois da visita aos monumentos da cidade templária de Tomar em Março, Luís Resina e Miguel Reis propõem um Passeio Temático a 2 monumentos emblemáticos na história de Portugal: o Mosteiro da Batalha, ou de Santa Maria da Vitória, e o Mosteiro de Alcobaça, também conhecido como Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

A nossa proposta é fazer do domingo 23/10 um dia bastante preenchido e de intenso mergulho na história da bravura que originou a criação destes 2 grandes Templos em honra da Virgem, numa viagem que passa pela arquitectura e pelos construtores de catedrais, veremos as datas e o contexto esotérico destes marcos históricos que assinalam 2 grandes momentos e monumentos na história de Portugal.

Um percurso que começa pelo enquadramento histórico e astrológico do Campo da Batalha de Aljubarrota e de 2 grandes protagonistas – D. João I, mestre de Avis e D. Nuno Álvares Pereira. Após a visita ao Museu e ao Campo da Batalha, segue-se a visita ao Templo de construção gótica tardia do Mosteiro da Batalha, também denominado de Templo da Pátria.

Após a pausa para almoço em Alcobaça, visitaremos o primeiro Templo de estilo gótico construído em Portugal, ordenado pelo primeiro rei Afonso. Além dos diferentes estilos de arquitectura ao longo dos séculos, fruto das modificações e várias fases do Mosteiro, Alcobaça mantém uma linha que define as bases arquetípicas da fundação do país: o espírito guerreiro e a espiritualidade. No centro da nave principal é assinalado, ainda, o Amor, pelas esculturas dos túmulos de D. Pedro e D. Inês, frente a frente, assumindo um protagonismo assinalável e consagrado no Templo de Alcobaça. O dia termina com a prova dos doces conventuais típicos da região.


PARTICIPAÇÃO A deslocação de ida e volta aos locais será a cargo de cada Participante, assim como as refeições, sendo o ponto de encontro em Aljubarrota, junto ao acesso ao Museu às 10h00. O presente Passeio tem hora prevista de término pelas 18h00.


INSCRIÇÕES Para formalizar a sua inscrição, faça o seu pedido para o email ajornadadolouco@gmail.com mencionando a forma de inscrição:

- 33,00 ingresso individual; - 27,50 para os atuais alunos dos facilitadores do Passeio; - 30,00 para ex-alunos; - Para crianças que acompanhem os pais com idade inferior a 6 anos a visita é gratuita; - Participantes dos 6 aos 17 anos 15,00; - Participantes séniores a partir de 65 anos 30,00.

Agradecemos que as inscrições sejam feitas até ao dia 16 de Outubro de modo a melhor gerirmos este passeio, as inscrições são limitadas a um número máximo de participantes.


Obrigado e até breve!

Saudações do Templo Luís Resina e Miguel Reis

Secções