Eclipse Lunar 27º - Eixo Escorpião/Touro

Em Portugal ocorreu um Eclipse Lunar às 8h57 do dia 19 já com o Sol acima do horizonte e a Lua abaixo dele. A Lua ocultou-se, feneceu sua visibilidade e com ela definhou alguma poesia e sensibilidade na forma de sentirmos a vida. A chuva apareceu, o frio instalou-se, o pensar sem emoção cristalizou-se e não é que certas formas dogmáticas e totalitárias chegaram-se à frente! Ouvi dizer por aí que pretendem tornar a vacinação obrigatória na Áustria, na Madeira e não se sabe mais aonde! Enfim, ao que chegámos, bastou uma lunação com uma ausência de Lua, mais uma quadratura do Sol e da Lua a Júpiter em Aquário para entrarmos logo no exagero e no despotismo se levarmos também em consideração a influência de Plutão, mesmo fazendo um aspeto harmónico com esta lunação.

Estamos cada vez mais a ser invadidos pela sombra pessoal e coletiva dos nossos medos como se não houvesse amanhã! O medo gera tanto defesas como ataques, e a oposição de Marte em Escorpião a Úrano em Touro, parece comandar o hemisfério esquerdo do cérebro a seguir a lógica da irracionalidade!

Com o Sol na casa 12 em conjunção com o Nó Sul da Lua podemos ficar presos à memória do passado, ou ficarmos como observadores dos movimentos coletivos. A Cruz em T formada por Marte, Saturno e Úrano nos signos fixos denota também rigidez e frustração, a manifestação de ontem na Holanda foi o exemplo disso. Enquanto as lutas sociais se desenrolam no âmbito das regras, leis e princípios éticos e questões humanitárias relacionadas com o signo de Aquário, é também necessário acender em nós o fogo do Leão, signo oposto complementar, de forma a encontrarmos a força, a coragem e a lealdade connosco próprios e com a chama que cada um é portador.

Aprender a morrer para o que já não importa, ou seja, para os nossos vícios, é aprender o desapego, e nessa entrega, é possível que algo maior assim renasça a partir do próximo eclipse em Sagitário daqui a duas semanas, ou seja, uma oportunidade e um período para uma boa dose de transformação na forma como abordamos os valores humanos e sociais.

L.R

Lx, 21-11-21





Secções