"O Tarot e a Quinta da Regaleira– Caminhos, Analogias e Percursos Iniciáticos"

Passeio Temático "O Tarot e a Quinta da Regaleira– Caminhos, Analogias e Percursos Iniciáticos" por Luís Resina e Miguel Reis 19 de Junho de 2022 às 15h00




Tendo início numa breve introdução histórica, Luís Resina e Miguel Reis convidam-no(a) a fazer um percurso por alguns locais chave da Quinta da Regaleira, estabelecendo pontes entre a simbologia presente e a evocação da história portuguesa e mitológica da Europa. Este Passeio descreve um trajecto que fala de um Jardim emblemático e único em Portugal, resultante do projecto de António Augusto Carvalho Monteiro e do arquitecto italiano Luigi Manini, que nos fará mergulhar no neo-manuelino e no pensamento filosófico e místico português do início do séc. XX. Percorrendo os arquétipos presentes, à medida que exploramos os Jardins da Quinta vamos desdobrando o eixo Paganismo - Cristianismo, desvelando o Sagrado Feminino e a Natureza trabalhada pelo Homem na aquisição de símbolos e ícones que estabelecem pontes com a simbologia dos 22 Arcanos Maiores do Tarot - estes são Arquétipos esotéricos da Consciência do Homem, segundo Carl Gustav Jung. Por isso, nesta Jornada serão abordados os Arcanos Maiores do Tarot assim como outras ciências herméticas como a Numerologia, a Astrologia e a Cabala. Um autêntico “Jogo da Glória” ou “do Ganso” um caminho de metamorfose interior com vista à revelação iniciática. A presente edição deste Passeio, próxima do Solstício de Verão, tem uma tónica astrológica particular: a transição de Gémeos para Caranguejo e a proximidade com o dia mais longo do ano. O Solstício enquanto momento de um despertar de nova fase, um impulso de verão para irradiação máxima do sol e da consciência de quem somos. Um desejo alquímico em acção trabalhado através do símbolo e da Tradição esculpida nos jardins ao longo do percurso. Esta visita começa pelas 15h14 e terá a duração aproximada de 3 horas, pelo que aconselhamos calçado confortável, roupa igualmente confortável e quente, mas também um agasalho em forte e para prever a eventualidade de chuva, pois o clima de Sintra é bastante incerto. Também é aconselhável que traga uma lanterna e, claro, boa disposição e entusiasmo para esta actividade!

PARTICIPAÇÃO 30,00 (o valor inclui o bilhete de entrada na Quinta). Alunos de Astrologia e Tarot dos 2 dinamizadores: 25,00. Ex-alunos 27,50. (Para crianças que acompanhem os adultos até aos 5 anos a visita é gratuita, dos 6 aos 17 a visita é 15,00. Para séniores maiores de 65 anos, 27,50.

Informações e pedidos de inscrição para os Passeios Temáticos - email ajornadadolouco@gmail.com

Secções