Visita Guiada aos Capuchos e Peninha






Visita Guiada – Convento dos Capuchos e Peninha

Por Luís Resina e Miguel Reis


Passeio Temático

“Convento Sta Cruz dos Capuchos e Peninha

- Uma peregrinação aos Santuários

do ponto mais Ocidental da Europa.”


Luís Resina e Miguel Reis conduzem mais uma edição do Passeio Temático ao “Convento de Sta Cruz dos Capuchos e ao Santuário da Peninha, Sábado 17/07/2021 às 16h na Serra de Sintra: Uma peregrinação aos Santuários do ponto mais Oeste da Europa”.

“A situação privilegiada da Peninha, também conhecida por alguns como Ninho da Águia, deve-se à sua situação estratégica e geodésica: no alinhamento do final da Serra de Sintra e em estreita comunicação com o Cabo da Roca. Este é, na visão de muitos, o Cabo que guarda o segredo dos Tempos, o ponto preciso e extremo "Onde a Terra acaba e o Mar começa."

A Serra de Sintra foi um ponto importante de passagem de várias culturas e ao longo de vários séculos. A tradição legou-nos artefactos encontrados em diversos pontos que advêm da passagem de romanos, visigodos e árabes, que se vão misturando nas histórias que habitam as brumas da Montanha, contos e lendas da população derredor, dos pescadores, dos místicos e caminheiros que se enamoraram pelo Monte da Lua.”

Com uma duração estimada de 4 horas, a nossa proposta para esta tarde incide sobre a contextualização histórica e geodésica dos 2 locais, visita ao Convento dos Capuchos, seguindo-se a visita à Ermida da Peninha e Igreja de S. Saturnino abordando as romarias e festividades tradicionais que envolviam a parte ocidental da Serra de Sintra - na íntima relação entre N. Senhora e o Mar - terminando a nossa actividade com uma meditação contemplativa do pôr-do-sol.

O ponto de encontro para o início deste Passeio Temático será junto à bilheteira do Convento dos Capuchos, na Serra de Sintra (seguir a sinalética da estrada da Serra em direcção ao Convento dos Capuchos, que tem parque de estacionamento com disponibilidade para vários lugares) às 16h00.

Sugerimos que traga calçado confortável, um agasalho em caso de haver vento/frio, água e uma peça de fruta, uma manta/toalha para colocar no chão (em caso do piso estar seco e podemos realizar a nossa meditação sentados no chão). E, claro, imprescindível a esta Jornada - boa disposição!

PARTICIPAÇÃO

O valor individual de participação é de 30,00 (já com entrada no Convento dos Capuchos), praticando-se o valor de 25,00 para alunos de Tarot e de Astrologia dos 2 animadores.

Lembramos que o presente Passeio tem inscrições a um número limite de Participantes por edição e um número mínimo de 15 pax. As inscrições serão feitas por ordem de chegada até atingirmos o número limite de 18 Participantes (+ 2 guias) para esta edição, devido às normas da DGS.

Para formalizar a sua inscrição, poderá fazer a transferência do valor correspondente citado acima para o IBAN PT50.0035.0197.0005.5121.9308.5 (titular Pedro Miguel Reis), devendo enviar o comprovativo de movimento para o email ajornadadolouco@gmail.com, indicando o nome, idade e se está ao abrigo de algum dos descontos citados.


Secções