Breves Notas Agosto 22

Breves Notas:


Lua-Cheia Eixo Leão-Aquário

12 Agosto 2h35 GMD Lisboa


Sabian Symbol for 19th degree of Leo Sol:

Part of Body: Mitral valve

Símbolo Sabeu do Sol: 140º ÍNDIOS AMERICANOS EXECUTAM UM RITUAL MAJESTOSO PARA O SOL

“O chamado instintivo e tradicional do homem às energias vitais básicas pedindo apoio”.


Sabian Symbol for 19th degree of Aquarius Lua:

Part of Body: Spinal nervous system

Símbolo Sabeu da Lua: 320º POMBA BRANCA CIRCULA NO ALTO; DESCE, TRAZENDO UMA MENSAGEM

“A bênção que o "Espírito Santo" do significado revelado dá a todos os esforços”.


Configurações dominantes: Grande Cruz Fixa envolvendo os Luminares, a Lua em conjunção com Saturno, o Sol em Leão em oposição à Lua e Saturno em Aquário e todo este eixo encontra-se em Quadratura aos Nós Lunares e a Marte e Úrano em Touro.

O Sol está simbolicamente dignificado no grau 19 de Leão, a consciência individual do Eu Sou, afirmando a importância do centro cardíaco como motor vital da circulação sanguínea, da interação do centro e da periferia tanto a nível físico e energético como a nível psicológico e consciencial.

Sol em Leão em oposição à Lua em Aquário, a consciência individual versus o sentir coletivo. A Lua perceciona o sentir e as ideias coletivas, sente os limites, as regras da sociedade, o exercício do poder representados por Saturno em Aquário que na sua fase retrógrada equaciona, reavalia transmitindo insegurança nas suas posições mais conservadoras e rígidas.

Os regimes e os ideais políticos estão a ser postos à prova, nesta confrontação entre o novo e o velho representados pela tensão entre Saturno e Úrano. O Nó lunar norte em conjunção com Úrano em Touro pede energias limpas e renováveis, a nível ambiental, económico, e não só, pede também uma verdadeira revolução de valores para que a humanidade se aproxime mais da sua relação sagrada com a Natureza e com o Logos Planetário. As resistências são muitas, e a guerra no plano físico, económico e partidário revela o quanto ainda estamos agarrados ao poder material que tenta impor as suas leis em contracorrente com os ciclos e a dinâmica planetária. A cauda do dragão em Escorpião puxando pelo seu lado mais básico e instintivo ilustra bem o que estamos a viver, assim, grandes transformações irão ser necessárias a nível individual e coletivo para que cheguemos a bom porto. O jogo de forças em contraste fará com que identifiquemos as funções e as diversas peças montadas neste atual puzzle coletivo.

Não me quero alargar, só pretendo demarcar que este mapa feito para Portugal indica ou sugere o desenvolvimento de uma reconexão da energia material com a vida espiritual. A dualidade está presente, mas os indivíduos e os grupos mais conscientes terão uma palavra a dizer na elaboração do admirável mundo novo ainda por construir. Os pioneiros andam aí, mas será que têm os meios de sustentabilidade no plano material para levar adiante os seus projetos? Outra questão ainda se coloca, será que este núcleo de portugueses estão preparados para viverem em pequenas ou médias comunidades juntando a vertente tecnológica com a vida natural. Se nada for feito, vamos deixar que as secas persistentes e as intempéries naturais tornem os nossos verões e as nossas vidas num inferno porque já não sabemos ler nem reagir aos sinais dos céus! Será que precisamos de atrair situações mais radicais para que voltemos a acordar para a vida?


Voltarei em breve nas lunações de Virgem para fazer a análise do progresso e do desfecho do trabalho efetuado pelo coletivo nesta intensa lua-cheia de Leão/Aquário.

Boa lunação/iluminação, até lá

Luís Resina Lx, 10-8-22 www.luisresina.com



















Secções