top of page

Lua Nova 18 Junho 2023



Breves Notas: Lua Nova – 18 Junho 2023 às 5h 37 Lisboa


Na esta lunação temos um stellium no signo de Gémeos formados pelo Sol, Lua, Mercúrio, Ascendente e pelas Rodas da Fortuna e do Espírito neste signo.


A acentuação geminiana acentua-se pela capacidade de comunicar, informar e pensar sobre os mais variados temas que surgem à mente, mas a quadratura de Saturno em Peixes a Mercúrio pede alguma seleção e discernimento, tal como o balanceamento entre o pensar lógico mercuriano e o lado prático saturnino - agora a ter que mergulhar nas preocupações sociais e coletivas, nos eventuais medos caóticos e na busca de soluções metafísicas, existenciais e espirituais.

O grau da Lua Nova em quadratura a Neptuno em Peixes irá também acentuar a divisão e a oscilação entre o lado mais racional da mente com a multiplicidade de sensações, percepções e sentimentos, oriundos das zonas da psique que estão em contacto direto com o inconsciente coletivo.

A mente deve aprender a relaxar face aquilo que não pode controlar.

Quanto ao regente esotérico da Lua Nova, temos Vénus em Leão, regente da alma deste stellium em Gémeos. Esta posição indica a possibilidade de alcançarmos a inteligência do coração, o amor à essência real que está em cada um de nós, o amor-próprio, não no sentido egocêntrico, mas no sentido genuíno e original.

Para os que conseguirem sintonizar com esse propósito, a lunação trará um crescimento espiritual e visão holística da vida, para quem ficar mais centrado no ego, na personalidade, as divisões serão constantes e a visão pode ser difusa ou pouco clara.

Numa Lua Nova é bom semearmos as ideias que queremos ver frutificadas e realizadas ao longo da lunação, a próxima Lua Cheia será a 11º do eixo Caranguejo/Capricórnio e será agraciada pelos aspetos harmónicos de Júpiter em Touro.


Um último apontamento, o Sol e a Lua vão completar um quincôncio crescente com Plutão que entretanto voltou ao signo de Capricórnio devido ao seu movimento retrógrado, esse aspeto irá acentuar uma necessidade de purgação, de assimilação e de preparação para os novos desafios a serem encontrados na próxima Lua Nova de Caranguejo em aspeto desafiador com Plutão, não se avizinham tempos fáceis, por isso é melhor começarmos por nós, afastando sombras e projeções de medos, para melhor fazermos face aos aspetos mais concretos da realidade que irão surgir e espelhar-se exteriormente no próximo ciclo de lunação.


Se procurares o gémeo dentro de ti, verá que o outro que é também um eu, é feito da mesma essência e substância da natureza una em que todos surgimos, reconhecer o eu e o outro leva-nos ao conceito de irmandade, embora os graus de crescimento de cada um se encontrem diferenciados.


Votos de uma boa lunação

Luís Resina

Lx, 13-6-23



Comentarios


Secções
bottom of page