Lunação 9 Agosto 2025
- Luís Resina
- 9 de ago.
- 3 min de leitura

Lua Cheia dia 9 Agosto a 16º59 dos signos de Leão/Aquário 8h55 Lisboa
Enfase no 5º signo e no 5º eixo do Zodíaco.
Criar, amar e identificar - Consciência do Eu Sou, consciência do ser individual em relação com um sentir coletivo, quem eu sou espelha-se na forma como me relaciono com os outros.
Sol e Lua em semiquadratura e sesquiquadratura com Marte em oposição a Saturno/Neptuno. A consciência de mim mesmo em relação com os outros entra em tensão e em processo de transformação na relação com o desejo (Marte em Balança), a relação a dois, em oposição à forma de como quero conduzir as minhas ações (Aries) mais a afirmação dos meus ideais coletivos (Neptuno em Aries). Aqui dá-se a oposição, a luta e confronto até alcançarmos o equilíbrio relacional justo (o fiel da balança que une a personalidade e a alma)!
Para além da oposição Sol/Lua e Marte com Saturno/Neptuno, ainda temos uma 3ª oposição, a de Mercúrio em Leão com Plutão em Aquário.
Mercúrio na sua última fase de retrogradação e regente do Nó lunar sul pede uma análise profunda e libertadora, (Plutão) a velha mente e o ego terão que ceder à força transformadora do propósito coletivo (Aquário)! Este Mercúrio, pode porém vir a ser iluminado pelos aspetos transpessoais do sextil a Úrano em Gémeos e do trígono com Neptuno em Áries.
Outra configuração não menos importante é a conjunção de Vénus em Caranguejo com Júpiter e a estrela Sirius.
A ligação Vénus/Júpiter conflui para o bem de todos, para preservação da espécie e da humanidade, partindo de valores de comunhão assentes em valores comunitários.
A conjunção destes dois astros com Sirius afirma - O fogo da imortalidade
Sirius representa um marco de grandes feitos. Esta estrela indica que o mundano pode tornar-se sagrado, que a pequena ação do indivíduo pode vir a ter um grande impacto no coletivo.
O modelo astral é a locomotiva, com a ascensão de Plutão a energia transformadora está acentuada, e o fecho desta configuração dá-se com Marte em Libra, colocando a questão: a esgrima do eu com o outro onde nos poderá levar?!
O midpoint do trígono entre Plutão e Marte faz oposição a Úrano no início de Sagitário, o que sugere uma iluminação súbita e uma direção, ou um confronto imprevisível em todos os relacionamentos bipolarizados!
Sendo o Sol, o regente global deste período, cabe ao monarca (leão) entronizar-se e utilizar a sua consciência a favor do reino (aquário), passando a energia do plexo solar para o chacra cardíaco, na astrologia esotérica a palavra-chave do signo de Leão diz: Eu Sou Ele e Ele Sou Eu.
A estrela Heliacal do dia é Acubens - nasceu com o Sol esta madrugada.
Acubens tem a seguinte mensagem:
O amor pela vida
Esta estrela está ligada à energia da doação de vida, ao Portal da vida e, portanto, ao conceito de ressurreição. Esta estrela pode muito bem estar presente em seu mapa, moldando algumas de suas atitudes espirituais e dando-lhe um senso ou crença nos conceitos de ressurreição, seja em um sentido religioso ou simplesmente como uma visão otimista da vida em todas as suas diversas formas, para sobreviver a todo custo. Você pode estar envolvido com a criação de uma nova vida ou com a ajuda no processo da morte. Esta estrela indica que os conceitos de vida e ressurreição desempenham um papel importante no seu mundo.
Votos a todos de uma ótima lunação
Lx, 9 8 2025
Comentários