Visita Guiada à Batalha e a Alcobaça
- Luís Resina
- 23 de out.
- 2 min de leitura

Lendas da Batalha e Alcobaça
Passeio Temático ao Campo da Batalha de Aljubarrota, Mosteiro de Santa Maria da Vitória e Mosteiro de Alcobaça. 16 Novembro 2025, Domingo.
Com Luís Resina e Miguel Campos Reis
10h00 - Aljubarrota
A nossa proposta é fazer do domingo 16/11 um dia bastante preenchido e de intenso mergulho na história e bravura portuguesas: uma visita às origens que antecedem a criação destes 2 grandes Templos em honra da Virgem - o Mosteiro da Batalha, ou de Santa Maria da Vitória, e o Mosteiro de Alcobaça, também conhecido como Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
Uma viagem através da visão, audácia e criação artística destes dois Templos, assim como pelas datas-chave da sua génese e pelo contexto esotérico destes marcos históricos, de onde sobressaem personalidades onde a lenda e a história se misturam.
Esta visita sob a égide do signo de Escorpião começa pelo enquadramento histórico e astrológico do Campo da Batalha de Aljubarrota e de 2 grandes protagonistas – D. João I, mestre de Avis e D. Nuno Álvares Pereira.
Após a visita ao Museu e ao Campo da Batalha, segue-se a visita ao Templo de construção gótica tardia do Mosteiro da Batalha, também denominado de Templo da Pátria.
Após a pausa para almoço em Alcobaça, visitaremos o primeiro Templo de estilo gótico construído em Portugal, ordenado pelo primeiro rei Afonso. Além dos diferentes estilos de arquitectura ao longo dos séculos, fruto das modificações e várias fases do Mosteiro, Alcobaça mantém uma linha que define as bases arquetípicas da fundação do país: o espírito guerreiro e a espiritualidade.
No centro da nave principal é assinalado, ainda, o Amor, pelas esculturas dos túmulos de D. Pedro e D. Inês, frente a frente, assumindo um protagonismo assinalável e consagrado no Templo de Alcobaça.
O dia termina com a prova dos doces conventuais típicos da região.
PARTICIPAÇÃO
A deslocação de ida e volta aos locais será a cargo de cada Participante, assim como as refeições, sendo o ponto de encontro em Aljubarrota, junto ao acesso ao Museu – Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, às 10h00.
O presente Passeio tem hora prevista de término pelas 18h00.
INSCRIÇÕES
Para formalizar a sua inscrição, ou solicitar mais informações, aguardamos o seu pedido no endereço de e-mail ajornadadolouco@gmail.com
Saudações do Templo,
Luís Resina e Miguel Campos Reis






Comentários